Cinco tendências em apresentações para 2015

Pelo segundo ano, o norte-americano Scott Schwertly, especialista em design de apresentações, publica as suas previsões para o ano. As tendências apontadas por Scott são fruto da sua observação profissional, e acabam refletindo também o ambiente de negócios e a frenética evolução tecnológica em que vivemos.

Powerpoint perde espaço
Há uma década, ninguém pensaria duas vezes em montar um arquivo em Powerpoint como material de apoio para uma apresentação. Hoje, contudo, surgem alternativas que ganham cada vez mais espaço. Serviços como Prezi (http://www.prezi.com) já contam com mais de 50 milhões de usuários.

Recentemente a Microsoft lançou o Sway (http:// sway.com) para concorrer com o Prezi, e aplicações web como Haiku Deck (http:// http://www.haikudeck.com) e Canva (http:// http://www.canva.com) estão decolando rapidamente. Para Schwertly, o Powerpoint não está morto e nem vai morrer tão cedo. Mas já não reina soberano como antes.

Seja autêntico
Não importa por onde você ande, e quantas apresentações você faça. Em todos os lugares as pessoas vão querer, cada vez mais, ouvir apresentações autênticas. Isso se torna ainda mais importante em uma sociedade tão focada nas redes sociais e na transparência. Portanto, faça tudo o que estiver ao seu alcance para ser um bom palestrante. Mas seja autêntico!

Sem compaixão com problemas técnicos
Há cinco anos ainda seria possível ter compaixão e compreender um problema técnico que prejudicasse uma apresentação, afirma o especialista norte-americano. Hoje, porém, estamos na era da nuvem e dos dispositivos móveis. Não há justificativa para não ter um plano B, ou para não ter o backup dos dados como alternativa para a apresentação.

Ferramentas que dão poder a qualquer um
As plataformas como Haiku Deck e Canva dão a qualquer pessoa, mesmo àquelas que não tenham o mínimo conhecimento de design, condições de criar apresentações fantásticas. Estas são apenas duas plataformas, mas em breve outros serviços devem surgir para dar ainda mais poder ao usuário comum.

Buscar inspiração
A internet nos possibilita, com facilidade cada vez maior, ver alguns dos melhores palestrantes do mundo em ação. Seja no Slideshare, o Youtube ou no TED.com, você conseguirá encontrar toneladas de material para se inspirar. “Isso nos desafia a mudar a forma como construímos, planejamos e entregamos as nossas apresentações” conclui o especialista.

Aliás, como você viu neste post, várias palestras do TED.com ilustram as dicas. Conheça o trabalho deles e inspire-se!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s